
XI CONGRESSO DA FAAM
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I SIMPÓSIO CIENTÍFICO DA FAAM
O I Simpósio Científico da Faculdade da Amazônia – FAAM é uma atividade científica que pretende divulgar a produção científica dos cursos de graduação da instituição de maneira que se possa conhecer os projetos e produções dos alunos no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Cursos e projetos disciplinares. Ressalta-se que o evento não se limita apenas aos alunos da FAAM, mas a todos os interessados em divulgar pesquisas realizadas na Região Metropolitana de Belém ou do Estado do Pará. O Simpósio ocorrerá no XI Congresso da FAAM.
Observa-se que esse simpósio se realiza em um momento importante da situação geral do Estado do Pará, já que com a ampliação das vulnerabilidades sociais, especialmente na Região Metropolitana de Belém, as pesquisas nas diversas áreas tem a possibilidade de apresentar possibilidades para o incremento da economia, da educação, do campo social, enfim de todos campos que necessitem do braço da pesquisa para fortalecer o desenvolvimento regional.
Assim, o objetivo do presente evento é apresentar a produção científica dos cursos de graduação da instituição de maneira que se possa conhecer os projetos e produções dos alunos no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Cursos e projetos disciplinares. Especificamente, o evento tem por finalidade de divulgar a produção científica da FAAM, da Belém e da Região Metropolitana; estimular a troca de informações relevantes para o desenvolvimento de pesquisas em áreas diversas.
A metodologia do I simpósio científico da FAAM será composta por Comunicação Oral, a partir das linhas de pesquisa da instituição e apresentações dos projetos e pesquisas em andamentos desenvolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação da FAAM e externos em grupos de trabalhos em eixo temáticos a conhecer, além da publicação dos anais do simpósio e certificação dos autores a partir de seus relatos.
1- EIXOS TEMÁTICOS E SUAS DESCRIÇÕES
CURSO | EIXO TEMÁTICO |
ADMINISTRAÇÃO | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: Os trabalhos deste eixo devem investigar os fatores determinantes da intenção empreendedora, as características do comportamento empreendedor, os fatores de sucesso e fracasso de atividades empreendedoras. Contempla o estudo do impacto do comportamento empreendedor na estrutura e funcionamento das empresas com vistas a identificar fatores determinantes da inovação, sobrevivência e mortalidade das empresas, propondo metodologias de gestão que contribuam para aumentar sua competitividade. Compreender o processo de geração de idéias de negócios e de identificação de oportunidades de negócios para a criação e inovação de novas empresas. GESTÃO DE PESSOAS: Os trabalhos deste eixo devem concentrar-se nos estudos das tendências e modelos adotados na gestão de pessoas, no recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, gestão de carreiras, gestão de remuneração, gestão por competências, gestão da cultura e do clima organizacional, e gestão do conhecimento. |
CIÊNCIAS CONTÁBEIS | CONTABILIDADE FINANCEIRA: Os trabalhos deste eixo devem abranger conhecimentos relacionados à Contabilidade voltada para usuários externos e internos. Esses conhecimentos derivam do próprio objetivo principal da contabilidade como geradora de informações para diversos usuários. Este eixo em contabilidade financeira objetiva, essencialmente, desenvolver estudos teóricos e empíricos relacionados aos temas que abordam as implicações da contabilidade societária para seus USUÁRIOS EXTERNOS, isto é, aqueles que estão do lado de fora das instituições ou empresas em análise, tais como: investidores, governo e suas agências, credores por empréstimos e o público em geral. Contempla estudos e pesquisas relacionadas ao reconhecimento, mensuração e evidenciação dos fenômenos econômicos que afetam as atividades das entidades. Este eixo também compreende estudos teóricos e empíricos voltados para o mercado financeiro e de capitais, tributos e crédito. Neste sentido, este exio abrange conteúdos voltados para a Contabilidade Societária, Regulação Contábil, Auditoria, Teoria da Contabilidade, Contabilidade voltada para a Responsabilidade Social das Organizações, Contabilidade para o Terceiro Setor e de Outros Setores Específicos, Contabilidade Internacional, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade Financeira, Governança Corporativa. CONTROLADORIA E FINANÇA: Os trabalhos deste eixo devem desenvolver estudos teóricos e empíricos relacionados aos temas que abordam as implicações da Contabilidade Gerencial e das Finanças para seus USUÁRIOS INTERNOS, isto é, aqueles que estão do lado de dentro das instituições ou empresas em análise, tais como: executivos, diretores, gerentes de todos os níveis, empregados e colaboradores em geral. Contempla estudos e pesquisas sobre instrumentos de gestão necessários ao suporte do processo de planejamento e controle gerencial das organizações, bem como a avaliação do desempenho econômico dos negócios e de colaboradores. Este eixo compreende conteúdos voltados para a Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Orçamento Empresarial, Controle Gerencial, Desempenho Empresarial, Ferramentas de Gestão, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade Gerencial, Gestão de Custos e de Preços, Gestão da Qualidade, Ética, Finanças Corporativas e Avaliação de Investimentos. |
DIREITO | DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA Os trabalhos deste eixo devem abordar como a segurança pública, tema relacionado aos Direitos Humanos, em razão do fato que a falta de políticas públicas preventivas em áreas pobres e marginalizadas, acaba contribuindo para que crianças e adolescentes sejam cooptadas pelo crime organizado nesses bolsões de miséria. A carência de serviços sociais básicos, proporcionados pelo Estado, em áreas miseráveis das grandes cidades, de alguma forma, contribui para o aumento dos índices de violência nessas áreas, em razão do fato de que as organizações criminosas acabam assumindo esse papel, que deveria ser do Estado. DIREITOS HUMANOS E URBANISMO Os trabalhos neste eixo devem abordar que tipo de cidade queremos e é uma questão que não pode ser dissociada de saber que tipo de vínculos sociais, relacionamentos com a natureza, estilos de vida, tecnologias e valores estéticos nós desejamos. O direito à cidade é muito mais que a liberdade individual de ter acesso aos recursos urbanos: é um direito de mudar a nós mesmos, mudando a cidade. Além disso, é um direito coletivo e não individual, já que essa transformação depende do exercício de um poder coletivo para remodelar os processos de urbanização. A liberdade de fazer e refazer as nossas cidades, e a nós mesmos é, a meu ver, um dos nossos direitos humanos mais preciosos e ao mesmo tempo mais negligenciados. |
PEDAGOGIA | EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DIVERSIDADE CULTURAL Esse campo temático se justifica pela necessidade de reflexão e análise da Educação na Amazônia, considerando sua situação política e suas práticas pedagógicas, especialmente os relacionados a diversidade cultural da região que se manifesta através da inclusão de pessoas deficientes, da educação do campo, quilombola, ribeirinha, apontando suas dificuldades e avanços no campo educacional e pedagógico. |
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GESTÃO DA QUALIDADE Os trabalhos deste eixo devem difundir conhecimentos sobre gestão da qualidade para tratar de questões relativas à qualidade, de produtos e processos, desde o desenvolvimento de produtos até os serviços pós venda. São desenvolvidos estudos da gestão da qualidade em empresas individuais bem como em cadeias e redes de empresas, sobre as abordagens, práticas e ferramentas para planejamento, controle e melhoria da qualidade, sistemas de gestão da qualidade, os mecanismos de aprendizagem e os sistemas de medição de desempenho. |
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE SISTEMAS PRODUTIVOS Os trabalhos deste eixo dedicam-se ao projeto e à gestão do sistema produtivo (bens e serviços) com o objetivo de melhorar o fluxo de materiais e informações, bem como o desempenho do sistema. Compreende cadeias de suprimento, aglomerados industriais, Gestão de logística em sistemas produtivos, gestão de cadeias produtivas, pesquisa operacional. | |
SERVIÇO SOCIAL | GÊNERO, FAMÍLIA, POLÍTICAS PÚBLICAS Os trabalhos deste eixo devem abordar o processo de responsabilização das famílias por encargos dentro do sistema de proteção social, presente na configuração e na condução da política social brasileira contemporânea, se insere no debate sobre uma velha questão que é a da forma de incorporação da família à política social. A discussão desse fenômeno não pode ser realizada fora do quadro analítico que, tanto do ponto de vista estrutural como em várias conjunturas, tem marcado historicamente as relações entre família, política social e Estado. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, POVOS INDÍGENAS, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS E POLÍTICAS SOCIAIS Os trabalhos deste eixo devem abordar a gestão pública e políticas afirmativas. Racismo estrutural, racismo institucional, racismo velado e demais expressões de racismo. A relação entre Estado e povos indígenas. Educação escolar indígena e educação superior indígena. Povos e comunidades tradicionais, suas identidades e estratégias de organização e resistência. Movimento social negro, movimentos e organizações sociais indígenas, movimentos sociais do campo e de comunidades tradicionais e suas respectivas lutas emancipatórias |
EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA: POSSIBILIDADES, INCLUSÃO E DIVERSIDADES No Brasil, a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva assegura acesso ao ensino regular a estudantes com deficiência (intelectual, física, auditiva e visual), com transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação, entre outros, desde a educação infantil até o ensino superior. Desse modo, quando pensamos em uma abordagem para a educação física escolar inclusiva, faz-se necessário reconhecer o direito de todas as crianças e jovens ao componente curricular da disciplina, à qualidade da aprendizagem, ao respeito e à compreensão das diferenças. |
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE Os trabalhos deste eixo devem apresentar como o exercício físico constitui um fator de saúde e prevenção de doenças. A hipótese que levantamos poderia ser enunciada da seguinte maneira: no atual estado da arte, a afirmação de que o exercício físico constitui um fator de saúde e prevenção de doenças – para pessoas previamente saudáveis e normalmente ativas – está ancorada em critérios de valor mas não em fatos científicos. Ou dito em outras palavras, entre exercício físico e saúde existem inter-relações, interações, retroações complexas e recíprocas, mas não uma relação positiva de causa-efeito. | |
PSICOLOGIA | PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Os trabalhos deste eixo devem abordar as interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, com foco nas relações de trabalho, na cultura, nos processos de mudanças, na gestão de pessoas, nos sentidos e significados do trabalho, nas psicopatologias ocupacionais, na qualidade de vida e no bem-estar do trabalhador. Processos de orientação, identidade e formação profissional; planejamento e desenvolvimento de carreiras; inserção, trajetórias profissionais e aposentadoria. DESENVOLVIMENTO HUMANO/APRENDIZAGEM E NEUROPSICOLOGIA Os trabalhos deste eixo devem abordar o desenvolvimento psicológico e suas relações com a saúde das pessoas nos contextos ambiental, familiar, institucional e comunitário. Avaliação de processos psicológicos e programas em saúde e desenvolvimento; avaliação em neuropsicologia e em psicologia cognitiva experimental. Neuropsicologia cognitiva. Desenvolvimento e estudo de propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação neuropsicológica. Desenvolvimento e estudo de intervenções em neuropsicologia, com ênfase na promoção cognitiva. Dificuldades e Transtornos de aprendizagem. Ênfase na aplicação da neuropsicologia ao estudo do desenvolvimento cognitivo na infância e à Educação. |
ENFERMAGEM | SAÚDE EM POPULAÇÕES TRADICIONAIS Os trabalhos deste eixo devem abordar como o Enfermeiro, membro da equipe de saúde, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção e proteção da saúde. Na atenção básica, nas populações tradicionais (ameríndios, quilombolas, ribeirinhos, parteiras), tem total autonomia a desenvolver todos os programas de saúde preconizados pelo Ministério da Saúde dentro dos seus aspectos éticos e legais do exercício profissional. |
SAÚDE DOS SERES HUMANOS Os trabalhos deste eixo devem tratar sobre atenção à saúde da mulher, a saúde da criança, saúde do homem e saúde do trabalhador. |
2 – CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO SIMPÓSIO
Divulgação do simpósio | 04/10 |
Envio de resumos | De 04 a 29/10, até às 18h. |
Envio de cartas de aceite (Após avaliação do trabalho e devida aprovação, a comissão científica enviará a carta de aceite aos autores do trabalho para apresentação no Simpósio) | Até o dia 30/10 |
Data limite de envio dos textos completos | 29/10 a 07/11 |
Realização do Simpósio | 06/11 |
Envio dos certificados | 20/11 |
Publicação do e-book dos anais no site da FAAM com os textos apresentados | 20/12 |
3 – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
3.1 – As inscrições e submissões serão feitas exclusivamente pelo site, no período estabelecido no cronograma.
3.2 – Os resumos deverão ter no máximo 06 autores.
3.3 – Cada resumo deve ser submetido a um único eixo temático. Caso um mesmo resumo seja submetido a mais de um eixo temático será excluído da avaliação em ambos.
3.4 – O trabalho somente será apresentado se todos os autores estiverem inscritos no evento.
3.5 – A listagem com os resumos aprovados para apresentação será divulgada a partir do dia 28/10/2019 no site do XI Congresso da FAAM.
3.6 – Todos os trabalhos serão apresentados oralmente, na forma de comunicação oral. O(s) autor(es) terá(ão) 15(quinze) minutos (no máximo) para apresentação e 10 minutos (no máximo) para responder a perguntas da plateia.Parte superior do formulário
4 – REGRAS DE ADMISSIBILIDADE/AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 – Para avaliação das propostas recebidas, a Comissão Científica seguirá aos seguintes critérios:
4.2 – Relevância, pertinência e adequação ao EIXO TEMÁTICO ao qual foi submetido o trabalho (podendo haver indicação de mudança);
4.3 – Apresentação do objeto de pesquisa, objetivos, fundamentação teórica e fontes, descrição do método de pesquisa e apresentação dos resultados;
4.4 – Correção linguística e consistência do discurso;
4.5 – Adequação às Normas da ABNT.5
5 – NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS
5.1 – RESUMO
1. Os resumos deverão estar digitados em fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal, em página A4.
5.1.2. Os resumos deverão conter os seguintes itens:
1 Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
2 Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12 tendo ao final o vínculo institucional.
3 Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor principal (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0 entre linhas e conter no mínimo 200 e no máximo 250 palavras com espaço. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
4 Os itens da estrutura do resumo devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, contemplando: a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações finais.
5.2 TEXTO COMPLETO
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS:
1. O texto deve conter até 10 páginas.
2. Folha em formato A4.
3. Letra Times New Roman, no tamanho 12 (doze) para o corpo do texto; 11 (onze) para o texto de citação destacado; 10 (dez) para notas de rodapé, legendas/notas inferiores de ilustrações e tabelas.
4. Margens: superior e esquerda, 3 cm; direita e inferior, 2 cm. Na margem esquerda, recuo de parágrafo de 1,5 cm para o corpo do texto e de 4 cm para citações longas.
5. O espaçamento padrão entre as linhas do trabalho é de 1,5 para o corpo do texto, mas deve ser simples para citações longas, notas de rodapé, legendas/notas de ilustrações e tabelas e referências. O espaço entre uma e outra referência deve ser duplo.
6. Os títulos e subtítulos do texto devem ser destacados mediante utilização dos recursos de caixa alta e negrito; e devem estar centralizados.
7. As referências e citações devem estar de acordo com as normas da ABNT atualizadas.
8. A revisão de linguagem é de responsabilidade dos autores. Textos com muitos comprometimentos ortográficos e gramaticais não serão aceitos, assim, os textos que não seguirem as normas técnicas de formação aqui expostas não serão igualmente aceitos.
6 – CASOS OMISSOS
Os casos omissos deste edital serão avaliados pela Comissão Organizadora do Simpósio.