
APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS POR EIXO TEMÁTICO
EIXO 1 – EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA: POSSIBILIDADES, INCLUSÃO E DIVERSIDADES.
TÍTULOS | HORARIO | SALA | |
O lazer como forma de inclusão da pessoa com deficiência visual: Um olhar sobre o pensamento pedagógico e a sociologia | 16h30 | 203 | |
A socialização do futebol de cabeça na perspectiva do lazer educacional: Um Resgate da Cultura Indígena. | 17h | 203 | |
Futebol para “todos”: uma visão inclusiva na formação profissional do professor de educação física enquanto lazer | 17h30 | 203 | |
Educação ambiental em educação física: um diálogo possível e necessário na formação inicial de professores | 18h | 203 | |
Conhecendo e reconhecendo a cultura regional: aplicações para uma prática educacional na educação física. | 18h30 | 203 | |
A inclusão sócio-educacional dos surdos nas atividades rítmicas e de lazer. | 19h | 203 | |
Alunos com paralisia cerebral nas aulas de educação física escolar: adaptações e estratégias à inclusão | 19h30 | 203 | |
A inclusão através da educação física: um desafio frente a diversidade | 20h | 203 |
EIXO 2 – EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
Benefícios da prática do boxe chinês em crianças | 16h30 | 204 | |
O efeito do exercício físico sobre parâmetros fisiológicos | 17h | 204 | |
Treinamento resistido de alto e baixo volume na autonomia funcional de idosos | 17h30 | 204 | |
A relevância do exercício físico na autoestima e auto imagem no envelhece | 18h | 204 | |
A influência da dismorfia muscular no nível de frequência e na motivação de mulheres praticantes de treinamento resistido em academia | 18h30 | 204 |
EIXO 3 – EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
A tomada de decisão com base em sistema de informação | 16h30 | 302 | |
Atributos de um modelo de gestão efetivo na empresa ortobom | 17h | 302 | |
A utilização do endomarketing como ferramenta para implantação com efetividade do planejamento estratégico nas organizações do século XXI | 17h30 | 302 | |
O empreendedorismo sustentável e o retorno a sociedade local | 18h | 302 | |
O planejamento com foco no controle financeiro orçamentário e gestão da qualidade para busca de melhores resultados no desempenho organizacional | 18h30 | 302 | |
Sustentabilidade nas organizações | 19h | 302 | |
Empreendedorismo comercial familiar: a importância da administração organizacional | 19h30 | 302 | |
As funções administrativas nos processos de inovação em uma empresa familiar: estudo de caso na empresa no ramo de segurança | 20h | 302 | |
As vantagens de se utilizar do sistema de informação como ferramenta de gestão e as resistências encontradas na implantação | 20h30 | 302 |
EIXO 4 – GESTÃO DE PESSOAS
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
A importância do administrador do século XXI na Amazônia: um estudo de caso na empresa ortobom | 16h30 | 303 | |
Gestão de remuneração e a importância da implantação do plano de cargo e salário para uma organização | 17h | 303 | |
Clima e cultura organizacional na gestão pública: a importância como ferramenta de produtividade na coordenadoria da capital e região metropolitana – corregedoria geral da polícia civil do estado do Pará | 17h30 | 303 | |
Os efeitos do turnover | 18h | 303 | |
O treinamento no atendimento aos clientes como diferencial competitivo nas organizações | 18h30 | 303 | |
Clima organizacional e satisfação no trabalho: estudo de caso na empresa EBBEL esquadrias e box Belém | 19h | 303 | |
A importância da utilização do coaching nas organizações contemporâneas | 19h30 | 303 | |
Gestão do conhecimento na organização pública: um estudo de caso em uma instituição financeira no estado do Pará | 20h | 303 | |
Os indivíduos dentro das organizações: ações dos participantes da empresa ornatos embalagens sob a ótica das teorias administrativas | 20h30 | 303 | |
Treinamento e desenvolvimento de pessoas como uma vertente pedagógica do modelo de gestão por competências | 17h30 | 206 | |
O treinamento como diferencial competitivo nas organizações do século XXI | 18h | 206 | |
A importância do recrutamento e seleção nas empresas com foco nos objetivos organizacionais | 18h30 | 206 |
EIXO 5 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE SISTEMAS PRODUTIVOS
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
A verificação da retração linear, massa específica, porosidade, absorção da água e tensão de ruptura a flexão de corpo cerâmico | 18h30 | 304 | |
Mapeamento de processo em uma distribuidora cosmético e medicamentos | 19h | 304 |
EIXO 6 – GESTÃO DA QUALIDADE
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
Gestão da qualidade em serviços educacionais: um estudo de caso em um colégio situado na cidade de Ananindeua/Pa | 19h30 | 304 | |
A segurança no trabalho como uma ferramenta para a melhoria da qualidade: um estudo de caso no canteiro de obra do condomínio Piazza San Pietro, em Belém – Pará | 20h | 304 | |
Aplicação de ferramentas de qualidade: estudo de caso em uma microempresa do ramo de acessórios para celular | 20h30 | 304 |
EIXO 7 – EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DIVERSIDADE CULTURAL
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | ||
Práticas pedagógicas decoloniais no ensino regular: um relato de inclusão e resistência | 16h30 | 305 | ||
Ser professor – contador no curso de formação de contadores | 17h | 305 | ||
A censura do pensamento: um brinde a (in)sensatez. | 17h30 | 305 | ||
Ensino híbrido e educação superior: ambientes virtuais de aprendizagem como agentes da construção do conhecimento na Amazônia | 18h | 305 | ||
Cooperação e integração entre docentes de distintas gerações: um desafio para o século XXI para as instituições de ensino superior | 18h30 | 305 | ||
Tecnologias de informação e comunicação auxiliando no processo de ensino e aprendizagem na Amazônia | 19h | 305 | ||
Prática pedagógica com tecnologias na Amazônia: orientações para a escolha de softwares educativos | 19h30 | 305 | ||
Metodologia ativa de aprendizagem na amazônia: o papel do pedagogo no ensino com robótica educacional | 20h | 305 | ||
Homossexualidade, afetividade e sexualidade: relação soro discordante em questão | 20h30 | 305 | ||
Experiência pedagógica a partir da construção de instalações artísticas e seu desdobramento no ensino superior | 17h30 | 306 | ||
Alfabetização: as tecnologias de informação e comunicação auxiliando no processo de ensino e aprendizagem | 18h | 306 |
EIXO 8 – DIREITOS HUMANOS E URBANISMO
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | ||
Relatório técnico sobre espaços públicos: análise de transporte de terra e agregados e Ananindeua-Pa | 16h30 | 311 | ||
Direito ao saneamento básico municipal em Ananindeua: uma questão de direitos humanos | 17h | 311 | ||
Crítica socioambiental ao direito à cidade no espaço amazônico | 17h30 | 311 | ||
Relatório técnico sobre espaços públicos | 18h | 311 | ||
Relatório técnico sobre espaços públicos: o mercado ambulante em Ananindeua Pará | 18h30 | 311 |
EIXO 9 – DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
A necessidade de um instrumento internacional para a proteção dos direitos humanos em casos de psicopatia no Brasil | 19h | 311 | |
TERPAZ: Desafios e possibilidades no enfretamento a criminalidade na RMB | 19h30 | 311 | |
A quem interessaria a extinção de carreiras estatais como a dos oficiais de justiça? os riscos à política judiciária e segurança do cidadão | 20h | 311 | |
Direitos humanos e o “direito dos bandidos” | 20h30 | 311 |
EIXO 10 – CONTROLADORIA E FINANÇAS
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
A importância dos controles contábeis para o setor administrativo de uma organização | 19h | 306 | |
Políticas internas de controle de risco como fator incentivador da eficiência e eficácia no desenvolvimento organizacional | 19h30 | 306 | |
O papel da auditoria interna e continuidade dos negócios | 20h | 306 |
EIXO 11 – CONTABILIDADE FINANCEIRA
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
A auditoria de estoque com a finalidade de reduzir perdas e contabilizar os resultados: um estudo de caso na empresa trator Bel | 20h30 | 306 |
EIXO 12 – DESENVOLVIMENTO HUMANO/APRENDIZAGEM E NEUROPSICOLOGIA
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
Abuso sexual infantil e seus desenvolvimentos | 19h30 | 206 | |
A empatia e a congruência como categorias que influenciam na ação docente para proporcionar a aprendizagem significativa nos discentes do curso de licenciatura em pedagogia da faculdade da Amazônia – FAAM | 20h | 206 | |
o abusador sob o olha da psicologia social com foco na prevenção | 20h30 | 206 |
EIXO 13 – RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, POVOS INDÍGENAS, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS E POLÍTICAS SOCIAIS
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
Desigualdade social e trabalho da/o assistente social na Amazônia: reflexões críticas. | 19h | 206 |
EIXO 14 – SAÚDE EM POPULAÇÕES TRADICIONAIS
Gerência de saúde do trabalhador de um hospital público: a propósito de uma experiência como gerente do serviço | 19H | 204 |
EIXO 15 – SAÚDE DOS SERES HUMANOS
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |
Trabalho e planejamento na construção das políticas públicas em saúde | 19h30 | 204 | |
A contribuição de discentes do curso de enfermagem, da faculdade da Amazônia, no Círio de Nazaré | 20h | 204 | |
Ação educativa alusiva ao outubro rosa sobre prevenção e detecção para o câncer de mama: relato de experiência | 20h30 | 204 |
EIXO 16 – GÊNERO, FAMÍLIA, POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULOS | HORÁRIO | SALA | |||
1 | Violência doméstica contra a mulher: uma análise após 13 anos da implementação da lei maria da penha | 21h | 206 |
Observações:
Todos os autores que apresentarão artigos observem:
1 – Como regra do Simpósio, o tempo de apresentação será de no máximo 15 minutos e mais 10 minutos para responder perguntas do público.
2 – Os trabalhos em grupo não é necessário que todos os autores apresentem, mas um pelo menos deve apresentar, respeitando o tempo máximo de apresentação do trabalho – 15 minutos.
3 – Em cada sala de apresentação, haverá um mediador que organizará e controlará o tempo de apresentação. Não serão dados mais tempo do que o já determinado para cada apresentação.
4 – A ordem de apresentação dos artigos será seguida conforme o cronograma estabelecido, não serão feitas mudanças na ordem.
5 – Para evitarmos dificuldades na apresentação, solicitamos que todos os que irão apresentar, levem seus slides em powerpoint em um pendrive (sugerimos que levem em mais de um pendrive, pois caso haja problema, já tenha outro com a apresentação para evitarmos transtornos e atrasos) para ser disponibilizado nos computadores utilizados em cada sala.
6 – Solicitamos que os apresentadores cheguem com 30 minutos de antecedência de seu horário para não termos atrasos.
Desejamos muito sucesso e parabenizamos pelos seus trabalhos!